14/03/2024 - Empresas da região apresentam projetos de segurança, educação e energia solar durante reunião

Três empresas da região estiveram participando da reunião do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 na manhã desta quinta-feira (14). O encontro, realizado no Parque de Exposições Christoph Bauer, em Forquetinha, foi o primeiro no ano de 2024. Ele contou com a presença de representantes do Grupo Premium, do Grupo AHora e da GFSeg.

Inicialmente, os sócios da Premium apresentaram seus projetos desenvolvidos na instalação de placas solares e automação industrial. Atualmente o grupo já atende empresas e indústrias em todos os municípios do Consórcio. Segundo eles, a energia solar tem se tornado uma fonte de investimento para muitas pessoas.

Na sequência, os diretores do Grupo AHora também utilizaram um espaço na reunião para falarem sobre uma proposta de educação ambiental nas escolas. A ideia consiste na disponibilização de kits com livros e cartilhas para alunos e professores de todos os municípios da região. O material foi pensado após os recentes desastres naturais que atingiram a região e surge com o intuito de preparar melhor a população para estes eventos climáticos.

Por fim, representantes da GFSeg trataram sobre a importância do videomonitoramento e do cercamento eletrônico nos municípios. Com o uso de câmeras inteligentes, o sistema possibilita a identificação de veículos em situação irregular ou suspeita e mapeia o trajeto percorrido pelos mesmos, facilitando a ação das forças de segurança. Atualmente, a empresa já possui câmeras instaladas em Forquetinha e Progresso.

Durante a reunião, os prefeitos ainda debateram sobre a aquisição da nova escavadeira hidráulica. O valor para a compra do maquinário, estimado em torno de R$750 mil, já foi liberado pelos oito municípios. A partir de agora deve ser iniciado o processo de licitação. A próxima reunião do G8 deve ocorrer no dia 9 de maio.