21/12/2023 - Orçamento para 2024 é aprovado durante reunião em Boqueirão do Leão

Nesta quinta-feira (21), o CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 realizou a sua última reunião do ano de 2023. Durante a manhã, os representantes municipais estiveram reunidos nas dependências da Prefeitura de Boqueirão do Leão. Um dos principais assuntos da pauta foi a questão orçamentária para 2024.

A projeção financeira do G8 para o próximo ano, que foi aprovada de forma unânime pelos prefeitos, é similar àquela projetada para 2023. Dentre os gastos já previstos está a aquisição de uma nova escavadeira hidráulica, que deve ser uma das prioridades do consórcio no primeiro semestre.

Além disso, também esteve em debate o asfaltamento da denominada Rota da Agricultura Familiar, que liga Progresso, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier. O grupo de prefeitos pretende retomar o antigo projeto, buscando recursos para a execução do mesmo. Ele prevê o asfaltamento de cerca de 30 quilômetros de estradas, fazendo a união dos municípios a duas importantes rodovias: a BR-386, conhecida como Estrada da Produção, e a RSC-153, chamada de Corredor da Exportação.

Por fim, ainda foram discutidos temas de interesse geral e o roteiro de utilização da escavadeira hidráulica para os primeiros meses de 2024. Em razão do período de recesso nos meses de janeiro e fevereiro, o grupo volta a se reunir novamente no dia 7 de março, em Forquetinha.

O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.