25/08/2023 - Prefeitos do G8 demonstram preocupação com o setor leiteiro

A crise do setor leiteiro foi um dos principais assuntos tratados durante a reunião do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (24), na Prefeitura de Santa Clara do Sul. Ele antecedeu a cerimônia oficial de inauguração do Parque de Eventos Broenstrup.

A pauta foi colocada em debate pelo prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz. Segundo ele, a população local tem cobrado alternativas às dificuldades encaradas pelos produtores. De acordo com os demais gestores municipais, a situação tem gerado preocupação na maioria dos agronegócios familiares. Na visão dos prefeitos, parte desta crise no setor é motivada pelo aumento na importação do produto, especialmente de países vizinhos.

Recentemente algumas medidas foram tomadas para tentar reduzir estes impactos. Em julho e agosto, a Camex (Câmara de Comércio Exterior) revogou medidas que reduziram impostos de importação de produtos lácteos. Recentemente, no dia 15 de agosto, foi aprovado o aumento do imposto de importação de 12% para 18%, pelo período de um ano, para três produtos lácteos.

Lançamento da 5ª Santa Flor

Após a reunião, os prefeitos se dirigiram até o Parque de Eventos Broenstrup, em Picada Santa Clara, para acompanhar a inauguração do espaço. Na ocasião, também ocorreu o lançamento da 5ª edição da Santa Flor + SF Summit. O Parque é considerado um dos pontos com maior riqueza cultural e histórica da cidade, localizado na antiga Fumageira Broenstrup.

O prédio possui 1,4 mil metros quadrados e a área ainda conta com uma casa de alvenaria. O investimento total na obra é superior a R$3 milhões. A próxima reunião do G8 está marcada para o dia 5 de outubro, em Canudos do Vale.