23/04/2019 - CIPAEG8 LANÇA I PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERMUNICIPAL

O Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos - CIPAEG8 realizou na última segunda-feira (22/04) no auditório do parque de eventos Christoph Bauer, em Forquetinha, o lançamento do programa de educação ambiental. Na ocasião, estiveram presentes o Conselho de Prefeitos do G8, formado pela união de oito municípios da região, do Promotor de Justiça de Lajeado Dr. Sérgio Diefenbach, da equipe da Univates, comunidade em geral e imprensa.

O programa tem por objetivo a formação de multiplicadores para atuarem nos mais diversos segmentos da comunidade, proporcionando a troca de experiências e conscientização da população sobre a necessidade de separação e classificação dos resíduos, assim como sua destinação efetiva.

Para o prefeito Paulo Joel Ferreira “Quando assumi este consórcio, percebi o tamanho e o significado dela para os municípios, e assumimos junto o compromisso dar seguimento as obras da Central de Triagem, que quando concluída, será responsável pelo armazenamento e processamento dos resíduos sólidos dos 8 municípios do consórcio, contribuindo para um descarte mais ecológico e eficiente, gerando empregos e demais atividades subsequentes. O projeto prevê um valor que ultrapasse os R$ 5 milhões, investimos até o momento no pavilhão central R$ 768 mil atingindo 47,25% de obra executada, no bloco administrativo investimos até o momento R$ 286 mil atingindo 71,67% de obra executada, esperamos concluir o mais breve possível o restante da obra. Outro investimento que destacamos foi a aquisição de contêineres. E anunciamos um investimento nesse programa de R$ 78.500,00 para a elaboração, acompanhamento e conclusão do 1º Plano de Educação Intermunicipal, em parceria com a UNIVATES, PIGIRS e Comunidade, onde serão aplicadas 460 horas de trabalho por parte da UNIVATES dentro dos 8 municípios

Conforme o Promotor de Justiça Dr. Sérgio Diefenbach “A Educação Ambiental é um tema polêmico, porém fundamental para a construção de uma sociedade mais inteligente que saiba descartar de forma ecológica e eficiente os resíduos produzidos, nesse sentido é necessário esforço e união tanto do G8, como dos colaboradores e comunidade, com a única finalidade de atingir esse objetivo em comum”

A próxima etapa começa nessa sexta-feira, dia 26, onde integrantes do PIGIRS se reúnem com as coordenadoras do projeto para estipular metas, objetivos e organizar as diretrizes a serem seguidas.