Prefeitos retomam projeto da Central de Triagem de Resíduos Sólidos
Em reunião realizada na manhã de quinta-feira, 26, na Prefeitura Municipal de Progresso, em Progresso, os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos (Cipae-G8) definiram a retomada do projeto da Central de Triagem de Resíduos Sólidos, localizada no distrito de Campo Branco, em Progresso.
A obra, iniciada em 2017 por meio de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foi paralisada e agora terá um novo projeto elaborado para dar continuidade a essa estrutura considerada estratégica para o correto descarte e reaproveitamento dos resíduos gerados na região.
Máquina do G8
Na reunião foi debatido sobre o serviço realizado pelas máquinas do G8 nos Municípios e informaram que os próximos serviços seguem com a máquina 02 (nova) para o Município de Boqueirão do Leão e Canudos do Vale e a máquina 01 para Forquetinha, e Santa Clara do Sul.
Câmara de Vigilância
Durante o encontro, também foi debatido uma proposta em conjunto dos municípios, a fim de executar um cercamento e monitoramento regional por imagem com a Brigada Militar, reforçando a segurança nas cidades integrantes do consórcio.
A pauta reforçou a importância da cooperação regional como ferramenta de desenvolvimento sustentável e segurança para toda a população.
Convites para Eventos Italianos nos Municípios
Outro assunto abordado foram os Eventos Italianos nos Municípios, onde os prefeitos destacaram seus eventos e reforçaram o convite para a participação de todos.
Visita a Central de Triagem
Após a reunião, os prefeitos fizeram uma visita ao local da Central de triagem.
O presidente do Cipae-G8 e prefeito de Sério, Moisés de Freitas, destacou que o objetivo principal é viabilizar a conclusão da central com apoio da Funasa, promovendo avanços concretos na gestão de resíduos dos municípios consorciados.
Próximo encontro
A próxima reunião do Cipae-G8 será no dia 14 de agosto, a partir das 9h00, na Prefeitura de Boqueirão do Leão.