20/06/2016 - Prefeitos do G8 se reúnem com diretores da SDR

Os prefeitos do consórcio CIPAE G8 estiveram reunidos em Porto Alegre no dia 14 de junho com os diretores da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo - SDR, Ricardo José Núncio, do Departamento de Desenvolvimento Agrário, e Ubirajara Simon, do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água.

O encontro teve como objetivo dar continuidade aos programas de abertura de poços artesianos e de psicultura que estão sendo pleiteados pelo G8 desde o ano passado.

Conforme informações da secretaria executiva do consórcio, a SDR já havia enviado uma máquina perfuratriz para abertura de vários poços artesianos nos municípios, mas esta apresentou problemas técnicos e ainda não foi substituída. Da mesma forma, não foi concluído pelo geólogo da SDR o trabalho de localização por GPS dos poços a serem perfurados, o que deverá ocorrer nos próximos dias.

Quanto ao programa de psicultura, que prevê o envio de escavadeira hidráulica do Estado para abertura de açudes, ficou acordado que a SDR fará licitação para aquisição terceirizada de horas/máquina de escavadeira, ficando os prefeitos comprometidos a informar a SDR o total de horas necessárias em seus municípios, sendo que cada açude terá direito a 12 horas de serviços.