29/10/2015 - 28/10/2015 - Comitiva do G8 visita cooperativa de reciclagem

No dia 20 de outubro, uma comitiva do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 – CIPAE G8 - visitou a Cooperativa dos Recicladores de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos de Santa Cecília do Sul -Copercicla. No grupo estavam os Prefeitos de Santa Clara do Sul, Fabiano Rogério Immich, Cruzeiros do Sul, Cesar Leandro Marmitt,  e de Progresso, Edegar Antonio Cerbaro, bem como o Secretário Executivo do Consórcio, Maico J. Berghahnn.

A Cooperativa visitada é referência no Estado na área de resíduos sólidos, atendendo diversos municípios, prestando serviços de recolhimento, reciclagem e destinação correta dos resíduos. De acordo com os integrantes do Cipae G8, o objetivo foi buscar  informações e trocar de ideias, considerando  a intenção de fomentar uma cooperativa nos mesmos moldes na região.

A Coopercicla teve início em 2001 e, ao longo de 14 anos, teve muitos avanços, sendo realizados investimentos em sua infraestrutura  que atualmente tem a capacidade para processar 12 toneladas de lixo diariamente, proveniente de 9 municípios. Atuam nesse processo 75 associados, desde a coleta, transporte para usina de reciclagem, seleção de lixo e transporte dos materiais selecionados para empresas de aproveitamento.   De forma inovadora, a Copercicla oferece uma solução inteligente aos problemas relacionados à destinação do lixo, agregando valor ao trabalho de cada associado. Trabalho este que no início era visto como certo preconceito, mas que hoje é percebido como realmente deve ser: um trabalho digno como todos os outros. Com o diferencial de uma cooperativa de trabalho, com participação nos resultados por parte de seus associados/colaboradores.

Foto divulgação